Publicidade

Governo do Estado confirma novo turno e ampliação da hemodiálise em Bataguassu

A medida faz parte do Plano de Ação Regional do Governo de Mato Grosso do Sul, desenhado para o biênio 2025-2026

Por: Redação Bataguassuense Fonte: Governo MS
16/06/2025 às 08h54 Atualizada em 16/06/2025 às 09h13
Governo do Estado confirma novo turno e ampliação da hemodiálise em Bataguassu
Centro de Hemodiálise “Dolores Sanches Dias”, em Bataguassu

O atendimento aos pacientes renais crônicos em Bataguassu será oficialmente fortalecido. O município terá a capacidade de seus serviços de hemodiálise expandida e contará com a abertura de um novo turno de atendimento. A medida faz parte do Plano de Ação Regional do Governo de Mato Grosso do Sul, desenhado para o biênio 2025-2026, com o objetivo de responder à demanda crescente e descentralizar o tratamento no estado.

A iniciativa representa um avanço significativo na qualidade de vida dos pacientes. A abertura de um novo turno de atendimento é uma resposta direta à crescente demanda e busca reduzir o tempo de espera, otimizando o uso da estrutura de saúde do município e garantindo que mais pessoas possam ser atendidas perto de casa.

Esta ação faz parte de um esforço maior, formalizado pela Resolução CIB n.º 550 de dezembro de 2024, que prevê a expansão do tratamento em todas as macrorregiões do estado até o fim de 2026. “O Plano de ação regional em curso promove não apenas a ampliação do número de máquinas e clínicas, mas também a distribuição equilibrada dos atendimentos, com foco na dignidade do paciente e na resolutividade do tratamento”, afirma a Superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Segatto Congro.

Continua após a publicidade

Além da expansão física, a estratégia do Governo do Estado inclui um forte apoio financeiro para garantir a sustentabilidade dos serviços. Por meio da Resolução nº 322, o município de Bataguassu, assim como outros que oferecem o tratamento, recebe incentivos para custear os procedimentos. O repasse é de R$ 45,00 por sessão de hemodiálise (com limite de 14 sessões mensais por paciente), um recurso vital que ajuda a manter e qualificar a assistência prestada.

Segundo Mara Rúbia da Costa Silva, gerente de Atenção à Doença Renal Crônica, a organização do fluxo de pacientes é crucial. “A política pública integra a Linha de Cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica, que organiza o fluxo assistencial e direciona os pacientes para os serviços adequados conforme a macrorregião de origem, reduzindo deslocamentos e ampliando o acesso”, explica.

Rede estadual de hemodiálise

Continua após a publicidade

A Resolução CIB n.º 550, de 9 de dezembro de 2024, formalizou a pactuação do Plano de Ação Regional para a ampliação da Terapia Renal Substitutiva em MS. As medidas previstas para o biênio 2025-2026 abrangem a expansão e descentralização do atendimento em todas as regiões do estado. Entre as principais ações estão:

  • Ampliação de serviços já existentes nos municípios de Aquidauana, Coxim, Costa Rica, Bataguassu, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas;
  • Implantação de novos serviços nos municípios de Maracaju, Jardim e Nova Andradina;
  • Nova habilitação em Campo Grande, com a entrada da clínica Davita Pantanal;
  • Abertura de novo turno de atendimento em Bataguassu.

Com essas iniciativas, o Estado aumentará a capacidade instalada em mais 98 máquinas de hemodiálise, além das 457 máquinas que estão em operação, garantindo maior acesso ao tratamento e ampliando a cobertura para pacientes renais crônicos em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias