O município de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, receberá um investimento colossal de R$ 16 bilhões da Bracell para a instalação da primeira fábrica de celulose solúvel do estado. Considerado um dos maiores aportes privados do país, o projeto promete transformar a economia local e regional.
A futura fábrica produzirá tanto celulose kraft (para papel e embalagens) quanto celulose solúvel, esta última de alta pureza e essencial para a indústria têxtil sustentável (fibras como viscose, modal, lyocell) e química.
Um passo importante foi a assinatura do termo de concessão de incentivos fiscais pelo Governo do Estado. O licenciamento ambiental está em andamento, com expectativa de obtenção das licenças prévia e de instalação até dezembro de 2025.
A nova unidade é vista como um salto qualitativo para a base industrial de MS, abrindo mercados mais sofisticados com maior valor agregado. Ela inserirá Bataguassu no "Vale da Celulose" do estado, gerando milhares de empregos e atraindo novas cadeias produtivas, além de reforçar a posição de MS como líder no setor florestal sustentável.