A delegação de Mato Grosso do Sul brilhou no Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV, realizado no Ginásio Gerivaldão, em Ji-Paraná (RO), no último fim de semana. Com a atuação, os judocas sul-mato-grossenses garantiram o título de campeões gerais da competição, conquistando 94 medalhas no total.
O evento reuniu 676 atletas de sete estados – Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins –, consolidando-se como uma das principais disputas regionais da modalidade. A delegação de Mato Grosso do Sul contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
Desempenho de destaque
Os judocas sul-mato-grossenses demonstraram superioridade em diversas categorias, especialmente na sênior, onde conquistaram cinco medalhas de ouro. Entre os campeões, destacaram-se Camila Gebara Nogueira Yamakawa (+78kg), Isac Garcia Ribeiro Bignardi (-73kg), Jose Marco Pereira Leite Demarco (-90kg), Camila Vitória Vieira Mascarenhas Ponce (-78kg) e Andrey da Silva Pissini Kuttert (-60kg).
No total, Mato Grosso do Sul encerrou a competição com 32 medalhas de ouro, 27 de prata e 35 de bronze. O Distrito Federal ficou em segundo lugar, com 81 medalhas (25 de ouro, 23 de prata e 33 de bronze). Mato Grosso fechou o pódio geral, garantindo 58 medalhas (12 de ouro, 12 de prata e 34 de bronze). Realizado pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), o Campeonato Brasileiro de Judô – Região IV contou com disputas nas categorias cadete, sub-13, sênior, sub-15 e júnior.
Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda destacou a importância do investimento no judô estadual. “O apoio ao esporte tem sido uma prioridade do Governo de Mato Grosso do Sul. Os resultados no Brasileiro Regional mostram o potencial dos nossos atletas e a importância de políticas públicas voltadas ao incentivo e desenvolvimento do judô em nosso estado”.
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o papel do judô no cenário esportivo estadual. “Mato Grosso do Sul se consolidou como uma referência no judô nacional. Nossa modalidade tem se destacado por revelar grandes talentos, e os resultados deste campeonato são a prova de que estamos no caminho certo, incentivando o desenvolvimento de nossos atletas e garantindo cada vez mais visibilidade para o esporte no estado”.