A Polícia Militar Ambiental (PMA) do distrito de Nova Porto XV realizou a apreensão de 11,76 metros cúbicos de carvão vegetal nativo na rodovia BR-267, km 12, região do Posto Fiscal de Nova Porto XV, no dia 23 de janeiro, porem foi registrado somente nessa quinta-feira (6).
A ação, que ocorreu por volta das 21h, teve como objetivo coibir crimes ambientais, incluindo o transporte irregular de madeira e carvão. Durante a fiscalização, um veículo Mercedes Benz, com placa de Antonio João, foi abordado.
Constatou-se que o veículo transportava carvão vegetal nativo sem o Documento de Origem Florestal (DOF) necessário, apesar da apresentação de nota fiscal. A origem do material foi identificada como uma carvoaria em um assentamento em Bataguassu, com destino à cidade de Presidente Prudente.
Diante da irregularidade, a PMA lavrou o Auto de Infração (AI) nº 020372/2025, aplicando multa no valor de R$ 3.600 ao comprador do carvão. O material foi apreendido, conforme Termo de Apreensão (TA) nº 000033. O veículo utilizado no transporte também foi apreendido (TA nº 000034) e confiado ao possuidor sob o Termo de Apreensão e Depósito (TAFD) nº 000035.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de Bataguassu.