Uma operação da equipe de policiamento ambiental na última quinta-feira (19), por volta das 11h, no bairro Reta A-1, Distrito de Nova Porto XV, em Bataguassu, resultou na identificação de maus-tratos a cães. O proprietário dos animais, identificado como I. A. S., de 60 anos, foi autuado e pode responder criminalmente.
Em um loteamento conhecido como ‘Campo Verde’, próximo à Pousada do Patrão, os agentes encontraram oito cães em condições precárias. Apesar de o homem alegar alimentar os animais diariamente e prometer construir um canil, segundo o registro da autuação, as condições do local não garantiam o bem-estar dos cães, que não possuíam abrigo adequado e estavam expostos a outros animais e à vegetação.
De acordo com a Lei Estadual nº 5.673/2021, manter animais em condições inadequadas de abrigo, manejo, higiene, alimentação, transporte ou abrigo é considerado ato de maus-tratos. Além disso, a conduta do proprietário também configura crime ambiental, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.
Punição
I. A. S. foi autuado e multado em R$ 6.000,00 (seis mil reais). Ele foi notificado a retirar os animais do local imediatamente e a assumir sua guarda efetiva. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu e levado à Justiça para aplicação das penalidades.
Denuncie
A Polícia Ambiental reforça a importância de denúnciar casos de maus-tratos a animais. A população pode entrar em contato com a equipe através do (67) 3541-9137 ou junto à Delegacia de Polícia Civil no número (67) 3541-1402
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 17° Máx. 37°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 40°
Tempo limpo