Cidades Bataguassu

Deputado homenageia soldado por salvar bebê engasgado em Bataguassu

Pedro Caravina apresenta Moção de Congratulação ao bombeiro que orientou mãe em manobra de primeiros socorros por telefone

13/09/2024 09h19 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Bataguassuense Fonte: Cenário MS
Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) - Foto: Divulgação
Deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) - Foto: Divulgação

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) apresentou nesta quinta-feira (12), durante sessão da Assembleia Legislativa, uma Moção de Congratulação ao soldado Daniel Teixeira Alexandre pelo ato heroico de salvar a vida de um bebê de 2 meses em Bataguassu, na última quarta-feira (11).

O incidente ocorreu quando Adriana, mãe do pequeno Arthur, ligou desesperada para o Corpo de Bombeiros após o bebê se engasgar com leite. Daniel, que atendeu a ligação no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), orientou a mãe a realizar a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que desobstrui as vias respiratórias.

Continua após a publicidade

“O procedimento desempenhado pelo soldado Daniel foi crucial para salvar o bebê, e por isso merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, destacou Caravina.

Durante a sessão, o deputado Pedro Kemp (PT) aproveitou para reforçar a importância da aprovação do Projeto de Lei 67/2024, que propõe a obrigatoriedade de cartazes ilustrativos sobre a manobra, conhecida como "abraço da vida", em locais como hotéis, restaurantes, salões de festas e praças de alimentação de shopping centers.

Continua após a publicidade

A Moção de Congratulação será votada na próxima sessão legislativa.

O caso

Por volta das 15h30 de quarta-feira, Adriana ligou para o 193 em busca de ajuda. Ao perceber a gravidade da situação, Daniel manteve a calma, acalmou a mãe e explicou, passo a passo, como realizar a manobra de Heimlich. Enquanto isso, acionou uma equipe de bombeiros para a residência.

“A mãe estava muito nervosa, mas consegui orientá-la. A viatura já estava a caminho”, relatou o soldado Daniel.

A calma e a agilidade do bombeiro foram essenciais para que Adriana desengasgasse o bebê antes da chegada dos socorristas. Ao chegarem à residência, os bombeiros Emanuel Dourado e Renato Caregnatto constataram que Arthur estava fora de perigo, mas o levaram para a Santa Casa de Misericórdia de Bataguassu, onde ele foi internado para observação e passou por exames.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, tenente Bruno Santos, elogiou a ação de Daniel. “Atitudes como a dele mostram o comprometimento e a dedicação dos nossos bombeiros em salvar vidas”, afirmou o tenente.

Daniel Teixeira, bombeiro que atuou no salvamento do bebê de 2 meses, em Bataguassu, nesta quarta-feira (11) - Foto: Elenize Oliveira/Cenário MS

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias